
Candidata para a Diretoria Geral do IFPI - Campus Valença do Piauí
Quadriênio 2021 - 2025
Proposta de Gestão
Por uma gestão democrática, transparente e mais humana, que busque sempre a excelência, bom senso e qualidade de vida, em que o campus seja um ambiente prazeroso onde os colaboradores tenham cada vez mais orgulho de fazer parte, apresento a nossa Proposta de Gestão.


Visando melhorar as atividades internas dentro da instituição, este Eixo de Gestão apresenta diretrizes para a melhoria dos processos internos, visando o fortalecimento de uma Administração Democrática e Humana.
Dimensão 01| Celeridade e Fluxos de Processos
Estratégia 01: Viabilizar a criação de plataformas para a coleta sistemática e permanente de dados com vistas à manutenção e atualização das informações como ferramenta de gestão.
Estratégia 02: Otimizar materiais e serviços constantemente, buscando adequá-los à realidade do campus e às questões orçamentárias.
Estratégia 03: Criação de fluxos e ferramentas de organização compartilhada e acompanhamento das ações planejadas em todas as coordenações do Campus.
Dimensão 02| Transparência
Estratégia 01: Criação de meios e condições para o fortalecimento da transparência de todas as ações em todos os níveis do campus.
Estratégia 02: Fortalecer a participação da comunidade acadêmica na construção dos planos e ações de desenvolvimento institucional, garantindo a participação coletiva neste processo, bem como conscientizar a comunidade sobre a importância do acompanhamento dos dados e do controle interno e externo.
Dimensão 03| Integração
Estratégia 01: Envolver os servidores em ações coletivas de apoio ao ensino, pesquisa, extensão, inovação, pós-graduação e apoio administrativo.
Estratégia 02: Fortalecer a integração dos setores do campus, trabalhando os projetos como uma só equipe.
Estratégia 03: Integrar os colaboradores terceirizados, valorizando-os em suas atuações no campus.
Estratégia 04: Melhorar, ampliar e modernizar a infraestrutura do campus, com foco no conforto e segurança da comunidade acadêmica.
Visando favorecer a capacitação da comunidade acadêmica em diferentes níveis, e valorizando a saúde e qualidade de vida do servidor e do estudante, este Eixo de Valorização de Pessoas apresenta as diretrizes para a valorização das relações interpessoais e às suas expectativas.

Dimensão 01| Programa de Qualidade de Vida
Estratégia 01: Fortalecer e ampliar as ações para implementação de um programa qualidade de vida no trabalho, através de ações que melhorem a saúde e bem-estar dos colaboradores.
Estratégia 02: Estimular a realização de atividades de integração dos colaboradores.
Estratégia 03: Desenvolver um programa de qualidade de vida para os discentes com o propósito de estimular atividades físicas, social e emocional.
Estratégia 04: Ampliar ações para combater e evitar a COVID-19 junto ao corpo docente, discente e administrativo, através de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para suporte técnico e aquisição de testes.
Estratégia 05: Viabilizar a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual ao corpo docente, discente e administrativo para a prevenção da COVID-19.
Dimensão 02| Política de Desenvolvimento de Pessoas
Estratégia 01: Fortalecer a Política de Desenvolvimento de Pessoas no Campus para promover efetivamente a capacitação dos servidores técnico administrativos e docentes, visando maior eficiência, eficácia e qualidade das atividades desenvolvidas.
Estratégia 02: Promover curso de capacitação continuada para os coordenadores, docentes e técnicos administrativos que prospectam assumir funções de gestão do ensino.
Estratégia 03: Proporcionar cursos de elaboração de projetos e captação de recursos para servidores que tenham interesse nas atividades de pesquisa, extensão e inovação.
Estratégia 04: Incentivar a participação em eventos relativos à área de atuação do colaborador.
Visando sua integração social, cultural e ética, este Eixo de Excelência apresenta diretrizes para acolhimento de todas as pessoas, sem exceção, respeitando e valorizando as diferenças, propondo uma excelência no ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Dimensão 01| Indicadores de Qualidade do Ensino e Combate à Retenção e Evasão
Estratégia 01: Viabilizar a implantação de etapas de avaliação dos cursos com o propósito de melhorar a qualidade.
Estratégia 02: Estimular maior envolvimento dos servidores e estudantes no plano de permanência e êxito.
Estratégia 03: Fortalecer articulação entre a política de assistência estudantil e o plano de permanência e êxito.
Estratégia 04: Estimular o desenvolvimento e financiamento de projetos de ensino com foco na aprendizagem e redução dos índices de retenção e evasão.
Estratégia 05: Estimular o uso de novas metodologias de ensino e avaliação com a finalidade de aprimorar a prática docente, alinhando-a à proposta da construção de currículos inovadores.
Dimensão 02| Implantação de Novos Cursos
Estratégia 01: Viabilizar a implantação dos cursos propostos no último estudo de potencialidades do Campus.
Estratégia 02: Realizar novo estudo de potencialidades com objetivo de mapear as demandas de novos cursos para a região proporcionando a verticalização do ensino no IFPI CAVAL.
Estratégia 03: Mapear a necessidade de expansão dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, e incentivar a criação dos mesmos adequando-os com a necessidade local.
Estratégia 04: Avaliar a empregabilidade dos cursos e direcionar os egressos para oportunidades ligadas mercado de trabalho.
Dimensão 03| Acervo e Sistemas da Biblioteca
Estratégia 01: Ampliação do acervo físico e digital, prioritariamente, para atender as demandas dos PPC’s, possibilitando a inserção da comunidade acadêmica.
Estratégia 02: Difundir os sistemas virtuais disponibilizados pela biblioteca por meio de ações inovadoras de incentivo à leitura.
Dimensão 04| Laboratórios de Ensino
Estratégia 01: Ampliação de mobiliários e equipamentos essenciais para os laboratórios.
Estratégia 02: Adaptação na infraestrutura dos Laboratórios, tornando-os assistivos.
Dimensão 05| Projetos Integradores e Visitas Técnicas
Estratégia 01: Estimular, facilitar e aperfeiçoar o planejamento, agendamento e realização de visitas técnicas para proporcionar aos estudantes, em curso, oportunizando conhecer o setor produtivo.
Estratégia 02: Fortalecer e ampliar os projetos integradores interdisciplinares e intercursos.
Estratégia 03: Estimular e dinamizar a pesquisa e extensão, possibilitando acordos de parceria e convênios entre empresas, instituições de ensino, entidades públicas e privadas, propiciando ao Campus ambientes de inovação, favorecendo a implantação de empresas juniores, startups, etc.

Visando sua sustentabilidade ambiental, este Eixo de Sustentabilidade apresenta diretrizes para incluir nos valores do IFPI a responsabilidade institucional para com os impactos ambientais inerentes às atividades humanas, sendo uma postura a ser adotada não apenas para o cumprimento de normativas legais, mas para disseminar tais práticas em âmbito regional voltados a pesquisa e extensão.
Dimensão 01| Fortalecer Estratégias de Educação Ambiental
Estratégia 01: Reconhecimento institucional e implementação gradual de documento com condutas das ações relacionadas aos aspectos ambientais relevantes dentro da instituição, como, por exemplo, o consumo de água, a geração de resíduos sólidos e o consumo de energia elétrica. O documento será elaborado com o auxílio de especialistas do campus e participação da comunidade acadêmica.
Estratégia 02: Promover adequações estruturais ao local de armazenamento dos resíduos sólidos recicláveis da instituição para posterior reaproveitamento e/ou doação desses materiais.
Dimensão 02| Promover Conforto Ambiental
Estratégia 01: Planejamento e implementação de áreas verdes com espécies arbóreas e arbustivas na criação e manutenção de espaços de convivência.
Estratégia 02: Construção de reservatórios para aproveitamento de águas da chuva na irrigação de áreas verdes do campus durante a estação seca.
Dimensão 03| Promoção da Inclusão Social
Estratégia 01: Articulação de projetos que promovam a inclusão de todos sem exceção.
Estratégia 02: Promover mais participação da comunidade acadêmica para promoção da inclusão de negros, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiências.
Estratégia 03: Capacitação dos servidores para atender de forma correta esses estudantes.
Estratégia 04: Desenvolver ações que favoreçam a acessibilidade.